segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Doce de Tomate Aromatizado com Canela e Gengibre

Em pleno Verão temos que aproveitar o que ele nos dá!

Desta vez, refiro-me aos tomates!

Da horta do meu pai, chegou uma quantidade substancial desta fruta a que muito chamam legume!

Muito dele estava picado por insectos. Era necessário dar-lhe uso.

Confesso que tive uma preciosa ajuda na parte preparatória do doce pois os tomates foram todos pelados pelos meus pais.

Eu, tirei as grainhas e espremi-os bem, de modo a retirar o excesso de liquido que os mesmos têm e que fazem com o doce leve mais tempo a apurar.

Fiz a minha versão do doce na Bimby, minha fiel amiga na cozinha.

Os meus pais fizeram a versão tradicional e tiveram o doce ao lume cerca de 5 horas, se bem que a quantidade era em dobro da por mim utilizada.






Ingredientes:
(deu para os 4 frascos que vêm na imagem)

700 g de tomate pelado, sem grainha e espremido
350 g açúcar moreno
2 paus de canela
1 polegar de gengibre 


Preparação na Bimby:

Colocar o gengibre no copo e triturar cerca de 4 segs/vel. 5
Introduzir metade do tomate e do açúcar e triturar 4 segs/vel.5.
Adicionar o restante açúcar e tomate e triturar tudo cerca de mais 5 segs, na mesma velocidade.
Juntnar os paus de canela

Coloquei 40 minutos velocidade 1, 100.ºc, colher inversa.
Abri, mexi e provei e, ainda não tinha a consistência desejada. Por isso, voltei a colocar mais 40 minutos.
E ... ficou perfeito.

Guardar em frascos hermeticamente fechados previamente pasteurizados.



Preparação Tradicional:


Colocar num tacho, o tomate e o gengibre bem picados, o açúcar e os paus de canela.

Deixar ferver, em lume brando, até obter consistência desejada.
Vá mexendo com uma colher de pau de vez em quando.
Guardar em frascos hermeticamente fechados previamente pasteurizados.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Author

PageRank