terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Receitas sem Gluten

O post de hoje não é dedicado a uma receita em especial, mas a várias, e àqueles que por uma razão, estão "proibidos" de comer uma substância ... o glúten!

A doença celíaca é uma doença auto-imune que surge em indivíduos com predisposição genética sendo causada pela sensibilidade ao glúten. Ainda que em pequenas quantidades a ingestão de glúten, faz com que o organismo desenvolva uma reacção imunológica contra o próprio intestino delgado, originando lesões na sua mucosa que se traduzem pela diminuição da capacidade de absorção dos nutrientes.

A eliminação do glúten da alimentação permite que o intestino regenere por completo da lesão e o organismo recupere. Contudo, se houver reintrodução do glúten, as inflamações regressam e os sintomas reaparecem.

Esta é uma doença que afecta pessoas em todas as idades!

Para saberem mais, podem consultar a página da Associação Portuguesa de Celíacos .

A pensar nos celíacos que seguem o meu blog e, com o apoio querido de uma vizinha e seguidora das receitas que partilho, abri um separador no qual foram etiquetadas algumas receitas que já aqui tinha.


E, como ela tem vindo a adaptar algumas das receitas que partilho, irei dando as dicas para as necessárias adaptações.

A receita do risotto de alheira, feijão encarnado e agrião já foi adaptada por ela e, embora não tenha sido tirada foto, já está disponível com as necessárias dicas!

Quanto ao novo separador, é só clicarem à direita no blog "Sem glúten

Obrigada por estarem aí desse lado!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Author

PageRank